quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Identidade Nacional e Livros Didáticos, Boa Combinação?


Os homens vinculam toda construção de valores e significados com seu presente e passado que foram forjadas ao longo da historia nacional. No dia a dia da escola quando assunto envolve o Brasil, tem que haver uma boa atenção aos professores do Brasil. Com toda mistura de raças o Brasil se torna um país diversificado, que é chia de influencias históricas a partir de várias experiências até particulares,  mas vale ressaltar se existe ou não uma identidade brasileira que seja capaz de reconhecer a própria identidade sem a presença de ranços colonialistas.
A ideia de produzir uma nação moderna e higienizada no Brasil remonta ao século XIX, mas para os ideólogos, com realce para aqueles que produziram discurso conservadores, a nação brasileira aparece como uma grande comunidade. Quais os problemas precisariam superar para termos um instante de identidade comum? Quais são os argumentos que podem convencê-los de que eles – sem-terra ou latifundiários fazem parte de uma mesma comunidade de interesse? Tanto na expectativa francesa como a  alemã, estas foram muito vulgarizadas no Brasil, desde os primeiros instantes da independência, no transcurso das elites politicas, elas só aparecerão articuladas ao longo da chamada Republica Velha.
A experiência cultural é bastante decisiva na formação do ser humano, em questões como compreender, de ser, viver o mundo, com tudo isso ele interfere na subjetividade que nós estamos mergulhados. Um dos principais desafios de nossas elites após a ruptura com a Metrópole foi procurar substanciar uma ideia particular de nação que, mesmo tendo um caráter extremamente restrito socialmente, a escola ajudou a fomentar.
Desde a primeira hora da Republica, houve um grande trabalho de construção da identidade nacional. Uma tentativa consciente de realização de uma ação pedagógica que visava disseminar a ideias de que as pessoas pertenciam a uma comunidade.
Hoje quando analisamos alguns livros didáticos de história do Brasil, muitos ficam preocupados em responder alguns dos problemas em que estão presentes na formação de professores, podemos destacar:
  1. 1-     ---  Valores-mitos-fundadores
  2. 2-      --- Todas as unidades de federação são pensadas como aquela que constrói uma historia contínua de lutas pela integridade, sobrevivência e identidade nacional;
  3. 3-      ---A história oficial também registra grandes nomes e inúmeros heróis nacionais;
  4. 4-      As grandes obras e monumentos históricos, o folclore e as paisagens típicas e até mesmo a fauna a  flora são apresentados como constituintes as nação;
  5. 5-      A nação é apresentada como aquela que reúne elementos pitorescos: culinária, animais, danças, futebol e músicas típicas e uma grande e harmoniosa variedade de tipos humanos.

Numa das mais importantes instituições, a escola, responsável pela produção social, esta litas que acabamos de ler são para identificar a nação Brasileira em muitos livros didáticos. Fora da escola e dos livros didáticos, bastará olhar um simples selo ou mesmo uma cédula e lá estará presente este ou aquele item dos que foram acimas listados

Nenhum comentário:

Postar um comentário