quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tolitarismo.



O fenômeno político que seria muito característico de diversos regimes no século XX nasceu durante A Primeira Guerra Mundial . O conflito fez com que a produção dos países europeus fossem sustentados por recursos necessários no conflito. Os governos, então, passaram por cima das divisões burocráticas e democráticas dos Estados para responder às demandas de guerra, gerando, assim, poderes excessivos para governantes, os governantes consumiam o poder o quanto pudiam. Em resumo, o poder executivo,  ficou exaltado em relação aos demais.
Entre os casos de Totalitarismo de Direita, dois deles se destacaram na história da humanidade no século XX. Ainda como consequência da Primeira Guerra Mundial, o primeiro deles se firmou na Itália sob a imagem do governante Benito Mussolini.

Seu regime autoritário e profundamente ideológico deu origem ao que se conhece como Fascismo, todos tem a ideia de Mussolini como autorirario, na verdade era, mas quando se comprava com Hitler, Mussoline sempre  aceitava o que era posto, pois seu exercito não era tão reconhecido e fraco de estregistas. Por sinal, suas ideias foram assimiladas e adaptadas pelo homem que se tornaria o líder da Alemanha na década de 1930, Adolf Hitler. Com traços semelhantes, mas assumindo algumas características específicas, o Totalitarismo germânico recebeu o nome de Nazismo. Por outro lado, o Totalitarismo de Esquerda ficou especialmente caracterizado pelo regime socialista estabelecido por Stálin na antiga União Soviética. Assumindo as características descritas acima típicas do autoritarismo de esquerda, seu governo seguia a ideologia socialista e fazia uso do mesmo rigor. O caso soviético recebeu o nome de Stalinismo, por causa de seu líder no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário